House Church


Quem somos

Nos reunimos principalmente nos lares, mas não existe um lugar definido, a Igreja Orgânica, não é um nome de Igreja (denominação), mas a forma de como vivemos como igreja (um organismo). Assim era a maneira como a igreja no primeiro século se reunia.

Por não entender que igreja não é um templo e também uma organização institucional, a vivência é muito simples sem as preocupações qu ne uma denominação tem (alugueis, obreiros, liturgias, ativismo).

Veja que quando nos referimos a Igreja Institucional não estamos falando de pessoas, mas sim de um sistema religioso que reflete o cristianismo denomiancioanal. Um templo em cada esquina sem nenhuma relação e comunhão.

As coletas de ofertas destina-se ao cuidado dos necessitados e na plantação de novas igrejas orgânicas, quando há necessidade, ao invés de aplicá-los em manutenção de templos e em salários de ministros profissionais;

As reuniões são participativas - livres - todos participam ativamente (ministram e são ministrados) - não há clérigos; qualquer irmão pode trazer uma palavra, orar, compartilhar um cântico, uma poesia etc. (com base em 1 Cor. 14.26-27); praticam de fato o sacerdócio universal de todos os crentes; seus membros desenvolvem fortes laços de amizade; compartilham refeições juntos e cuidam uns dos outros; sobretudo, Cristo é o Centro das igrejas orgânicas e dirige diretamente as reuniões, por meio do Espírito Santo e não por meio de liturgias fixas; seus pastores são simples pais de família, maduros na fé e na idade (presbíteros), exemplos para os demais; são voluntários; seu papel principal é supervisionar, cuidar e ensinar, para que a igreja se edifique e ninguém se desvie do puro evangelho.

Igreja nos Lares (Igreja Orgânica)

a) O que NÃO é uma Igreja Orgânica:

Não é um grupo de oração, de discipulado, de pregação, evangelismo, não é um culto. Tudo isto faz parte da Igreja Orgânica.

NÃO É G-12.

b) O que é uma Igreja Orgânica

É um grupo que varia de 4 a 15 pessoas, com ou sem crianças, que se comprometem a reunir semanalmente, cuidar uns dos outros e evangelizar os amigos.

As reuniões são informais e tudo acontece com ordem e decência, priorizando a comunhão, o relacionamento e os mais novos. Sendo o objetivo principal a edificação do cristão.

A Igreja Orgânica é a base da igreja no Novo Testamento.

c) Base Bíblica que fundamenta as reuniões nos lares

a) A igreja primitiva nasceu num lar. Atos 2.1-4

b) Se reunia regularmente no pátio do templo e de casa em casa. Atos 2.46-47;

c) Pregavam e ensinavam de casa em.....Atos 5.42;

d) A casa de Cornélio abriu a porta ao gentios. Atos 10;

e) A igreja se reunia na casa de Maria. Atos 12.9-17; 16.40; 20.7-12; 20.20; Paulo pregou e ensinou...; Rm 16.3-5; 14,15,23

f) 4 igrejas nas casas; I Co 16.19 Igreja na casa de Áquila e Priscila - Cl 4.15; casa de Ninfa Fl 1.2; casa de Filemon.

d) Justificativa para o trabalho nos Lares

a) É parte do plano de Deus. Atos 2.41-47;

b) Para edificação da igreja na mutualidade (no uns aos outros);

c) Possibilita cada cristão exercer dons e ministérios;

d) Cria um atmosfera de confiabilidade e atrai pessoas de todo tipo, os desconfiados, os que carecem de amor, amizade, os que sofrem solidão, etc.

e) É cura para sociedade. (A depressão é a doença moderna. Quanto maior a cidade mais neuroses, mais solitárias são as pessoas);

f) Facilita o Pastoreio, a Mobilização, a Evangelização e o Discipulado;


e) Características do trabalho nos lares

1. Flexibilidade - local, horário, programa
2. Mobilidade - em qualquer lugar
3. Permite a inclusão - atrai pessoas de todos os tipos
4. Pessoalidade - cria relacionamentos
5. Crescimento natural
6. Eficiência na evangelização
7. Facilidade em formar discípulos ( Discipulado )
8. Possibilita o treinamento de líderes (diaconia)
9. É adaptável a igreja institucional
10. É de pequeno custo operacional