House Church


Porque Comunidade ICTHUS

 

 

IHTHUS - O peixinho dos cristãos

           Você já viu algum peixinho, como a da figura abaixo

 

 

 

             Esta figura não é apenas a figura de um peixinho, ela tem um significado que a maioria das pessoas desconhece. Algumas dessas figuras contem o nome de Jesus escrito dentro.

             Este peixinho é um símbolo cristão e relacionam diretamente com a passagem da multiplicação de pães e peixes, no qual Jesus alimentou uma multidão. Embora exista uma freqüência de citações sobre peixe, tanto na Bíblia, quanto nos Pais da Igreja, o real significado não se encontra na Bíblia, mas em registros históricos antigos.

Existem explicações sobre este desenho.

 1)    A primeira explicação e mais comum é que PEIXE em grego é ICHTHUS.

        Abaixo, uma figura do peixe com a inscrição grega ICHTHUS (peixe).

 

                      

ICHTUS, além de significar "peixe", trata-se de um acróstico, onde cada letra de I.CH.TH.U.S. corresponde a outra palavra grega, formando a frase que se encontra acima do desenho do peixinho.

 

Transliterando seria algo como IESUS CHRISTOS THEOS UIOS SOTER.

Iesus
CHristos
THeos
Uios
Soter


          A tradução dessa frase grega seria: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".
         Tudo bem, e qual a razão disso? Vamos para a segunda parte da explicação.

          2) Como os cristãos primitivos eram perseguidos, as suas reuniões se davam em locais secretos.

E como saber onde seria a reunião? As reuniões não podiam ser em templos, portanto eram realizadas nas casas, catacumbas ou cavernas.

E mesmo assim as reuniões não poderiam ser freqüentes em um mesmo lugar, para se evitar chamar atenção. Então a forma de marcarem um lugar para a reunião era desenhando este peixinho nos chãos ou paredes indicando para onde deveriam ir, usadas como setas sinalizadoras, ou onde se daria o encontro. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos.

     3) Outra explicação, também plausível, é de que para os cristãos se identificarem, um deles desenhava um arco no chão, com o dedo ou um pedaço de pau. Se a outra pessoa também fosse cristã, desenharia o outro arco, formando assim o peixe. E repetindo o que já foi dito, esta atitude era em função da perseguição que os cristãos sofriam naquela época e região.