House Church


 

L  A  R

L A R ... L ugar de A mor e  R espeito

     De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tanto edificar como edifício derivam do elemento de composição edific-. Este elemento deriva do latim aedes, is sentido primitivo “Lar. local onde se faz o fogo, a lareira”.

    A palavra “Lar” surge como um vocábulo agregado ao significado de “edificação”.

    Representa a idéia de conjunto, de lugar seguro, íntimo e de descanso.

    Assim como a lareira irradia calor, onde a família reunida se aquece e tem momentos de comunhão ao redor do fogo, em dias de frio, o lar deve ser o local onde a presença de Deus irradia amor e segurança àqueles que se aproximam.

    Neste sentido percebemos que o significado da palavra “Lar” precisa ser resgatado, deixando de ser entendido simplesmente como um local de moradia e habitação. 

    Esse resgate de significado nos leva a entender que o lar assume o sentido de ambiente em que convive a família, lugar de comunhão, lugar de intimidade e refúgio onde àqueles que nele habitam não são estranhos entre si.

   Devido aos termos agregados ao significado de “edificar”, em sentido figurado, edificar não se refere apenas à construção física ou o ato de construir um edifício, mas também se refere ao desenvolvimento e crescimento do grupo de pessoas que nela reside.

   Com essa agregação de termos ao significado do termo edificar entendemos metaforicamente que a tarefa de “edificação” assume o significado de promover crescimento em sabedoria, graça, virtude e santidade.

   A comunidade de fé primeiramente deve ser vista como o espaço adequado onde se possa ter um encontro com Jesus Cristo, onde ocorre o crescimento espiritual, onde todos são chamados à comunhão, onde a Palavra de Deus e o Espírito Santo atuam nos corações.

  Comunidade é o ponto de encontro com o outro.