
House Church
Vós sois a luz do mundo
07-03-2012 22:18Só conseguiremos entender o que Jesus Cristo quer expressar quando diz para os seus discípulos: “ Vós sois a luz do mundo” quando entendemos alguns contextos para quem Jesus estava dirigindo essa palavra.
Veja que Jesus lança um desafio não apenas a homens que estavam dispostos a segui-lo e viver na dependência de Deus que viveram a mais de 2000 anos, mas fala individualmente a cada discípulo (cristão) todos os dias.
Quando entendemos o contexto desta palavra vemos que Jesus está trazendo a “Luz” como realidade do seu Reino (Sermão do Monte).
Jesus fala sobre os padrões dos cidadãos do seu Reino que devem ser vivenciados aqui e agora, pois já no meio de nós.
Foi depois de ter falado as características dos Cidadãos do Reino de Deus, Jesus fala aos seus discípulos, a necessidade de serem luz durante a caminhada.
Jesus também diz conforme o Evangelho de João 8:12 “ Eu sou a luz do mundo, quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
Veja que Jesus nos ensina que ser a luz do mundo é sua identidade e que assim como ele devemos ser a Luz do Mundo.
A palavra luz expressa muitas coisas e tem vários sentidos agregados em sua significação.
Veja que pode estar se referindo a capacidade de visão, conhecimento, brilho, atributo de Deus (Sl 36:9), antônimo de escuridão e ignorância e ter tantos outros significados.
Ser luz do mundo é ser luz das realidades existenciais. O Senhor Jesus nos chama a atenção para que sejamos a Luz num mundo em trevas, para que a sua luz brilhe através de nossas vidas.
Gostaria refletir sobre três questões que julgo muito importantes.
1ª questão: Como ser luz em um mundo em trevas;
2ª questão: Se somos discípulos de Cristo (Cristãos) temos sido luz do mundo para que Deus seja glorificado através de nossas vidas;
3ª questão: O que tem impedido que sejamos a luz do mundo.
Penso que essas questões estão relacionadas com a coerência no modo de vida que as pessoas vivem com aquilo que é expresso através da fé.
Veja que Jesus quer que vivamos a fé de forma prática “SENDO” e não apenas “CONTEMPLANDO”.
Em nossos dias muitos ditos cristãos nominais vivem num eterno estado de contemplação. Tudo em suas vidas são aspectos contempláveis e sem experiência, fruto de um espiritualidade centrada em si próprio.
O mais importante é o EU, o resto que se dane (como dizem). Buscam a Deus para resolver os seus problemas e não por aquilo que Deus é.
Falta coerência nas atitudes, nos gestos, nos posicionamentos, pois o binômio Fé x Prática não foram construídos em bases bíblicas e naquilo que Deus possa lhes dar.
Gostaria que nesse ferido prolongado você pensasse sobre a sua vida e a coerência vivida através de sua fé, isso inclui a si próprio, esposa(o), namorada(o), pais, filho, trabalho, estudo, enfim tudo que está relacionado a sua vida.
Se você tem vivido uma vida como Cristão que não reflete a Luz de Cristo. É hora de começar a pensar para onde você está indo...
“Portanto caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! (Mateus 6:23)
Pr Rubens Terra
—————