
House Church
Você tem consciência?
29-09-2012 08:24Não sei se você já observou que nas carteiras de cigarro, já faz algum tempo, vem sendo estampado imagens fortes de pessoas geralmente em estado terminal de vida devido ao uso do cigarro.
Você já pensou sobre os objetivos do Ministério da Saúde em usar a estratégia de utilizar imagens fortes estampadas nas carteiras de cigarro?
Todos sabem que é uma campanha de conscientização dos malefícios que o cigarro pode causar à saúde de fumantes e não fumantes.
Conscientização é a palavra, ou seja, trazer a consciência.
Não é meu objetivo abordar sobre a campanha contra o tabagismo, mas trazer a reflexão uma questão que envolve a essência do ser humano e fonte de conhecimento e verdade. Essa questão nos leva a pensar na consciência.
Não queremos nos aprofundar em conceitos, ainda que eles sejam importantes para nos situar.
Podemos definir a consciência como o conhecimento que o ser humano possui dos seus atos, pensamentos e sentimentos.
Essa consciência nos permite pensar naquilo que está a nossa volta e através dela está baseado o sentimento que temos de existência que nos remete a nossa existência perante nós mesmos e nos permite analisar e julgar diante de nossos pensamentos.
Falamos tanto em consciência, mas a que ponto pode-se dizer que a temos?
Creio que as pessoas não têm dúvidas que o cigarro causa algum mal para saúde. Então se essa realidade é sabida podemos dizer que elas têm consciência disso?
O que quero levar você pensar é que as pessoas podem ter consciência de algo, só que a base dessa consciência pode estar corrompida.
Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz sobre esse assunto:
Encontramos na Bíblia (ARA) a palavra consciência 34 vezes e aparecem de formas diferentes, vejam alguns tipos citadas: consciência limpa, boa, pura, corrompida ou contaminada.
Veja o texto de Tito 1:15-16: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.”
Segundo a Palavra de Deus a consciência e entendimento podem ser contaminados. Isso leva a negação de Deus.
A grande maioria das pessoas que conhecemos se dizem cristãos, mas seus atos negam que conhecem a Deus.
Entenda esse exemplo: Se você estiver com sede, e vê um poço de água, você corre para buscar essa água, independente de você saber se aquela água está ou não contaminada, ou seja, você não tem conhecimento e nem consciência do estado da água.
Muitos hoje estão buscando água em poços contaminados, tentando saciar sua sede, só que água que buscam não consegue saciar a sede de sua alma.
Porque digo isso? Pois estamos vivendo uma época de esvaziamento do Evangelho, o que é apresentado está longe do que Cristo pregou e deseja para seus discípulos e isso tem gerado consciências contaminadas, corrompidas, vazias e dependentes somente do homem e das próprias forças.
Muitos são os evangelhos pregados por ai, desta forma gostaria de lhes desafiar a verificar, a luz da Palavra de Deus, se há coerência entre com os ensinamentos que você tem ouvido.
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. (Gálata 1:6-7)
Cuidado com as águas que estão sendo oferecidas por aí.
Pr Rubens Terra
—————