
House Church
TERRA DE CEGOS
19-10-2010 09:26Um dos filmes que foi muito comentado pelos meios de comunicação baseado no best seller “Ensaio sobre a Cegueira” do escritor português José Saramago, que faleceu neste ano. Ainda que o famoso escritor se intitulasse ateu ele traz uma reflexão que devemos estar atentos e que foi muito bem expressa no filme Terra de Cegos.
O interessante é que os personagens do filme não possuem nomes e também acontece em uma cidade sem identificação.
Tudo começa quando uma estranha cegueira começa a atacar os habitantes daquela desconhecida cidade. Uma doença contagiosa que começa a se propagar rapidamente sem nenhuma causa aparente.
Apenas uma mulher é capaz de ver, e é através dela que o expectador tem a exata noção de que a perda dos valores morais e éticos da população.
Toda sorte de desvios de conduta, roubos, assassinatos, mentiras, estupros tornam-se comuns no cotidiano daquelas pessoas.
O filme se desenrola entre momentos de pessimismo e de esperança e proporciona momentos de reflexão.
- Será que já não estamos cegos?
Analisando o enredo do filme logo lembrei de alguns textos da Palavra de Deus que falam da cegueira, por exemplo Mt 15:14 “ Ora se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” e I Co 4:4 “nos quais o deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para que não lhes raiasse a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” e Mc 8:18 “Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis…”
Esses textos não falam de uma cegueira física, mas aponta para pior cegueira que tem afetado a humanidade – a cegueira espiritual.
Muitos hoje não tem medo de fechar os olhos, mas sim de abri-los. Preferem ficar com os olhos fechados ignorando o que acontecem a sua volta. Viver assim é viver sem perspectiva, sem esperança é viver sem razão lógica para sua existência.
O mundo precisa de um milagre, assim como os personagens do filme relatado também precisavam.
Lembre-se você é a luz do mundo numa terra de cegos, ide para que luz do evangelho de cristo resplandeça.
Reflita!!!
Pr Rubens Fernando Corrêa Terra
—————