House Church


DESIGREJADOS, entendimento distorcido.

28-12-2014 00:30

Desigrejados? Que palavra é essa? O que ela quer expressar?

Desigrejados é uma palavra nova que seguidamente podemos encontrar em alguns sites, artigos e também em alguns livros e revistas de caráter teológico.

Quem a criou eu desconheço, o que observo é que ela aparece sempre em um contexto que relaciona os cristãos que deixaram de estar vinculados a uma instituição comumente chamada de igreja (denominação).

A partir desta constatação, vejo que existe um erro conceitual gravíssimo diante daquilo que a própria palavra desigrejados possa significar.

A priori, quando se fala sobre igreja geralmente a grande maioria das pessoas a entende como um local, isso porque que nascemos e crescemos vendo uma estrutura religiosa e um local físico sendo chamado de igreja.

 

Dessa forma não é de se estranhar ouvirmos expressões como: qual a sua igreja, onde fica a sua igreja, ir à igreja, abrir uma igreja, construir uma igreja, pregar na igreja, está afastado da igreja, dentre tantas outras sempre se referindo a igreja como um local.

A verdade é que com o tempo o termo igreja foi agregando significados e até foi tomando, de forma sutil, o lugar do termo cristianismo.

Dessa forma, a instituição religiosa começou a ser identificada como confissão de fé, seja ela católica ou protestante, dando origem assim ao que chamo cristianismo denominacional.

O Cristianismo denominacional surge quando as instituições religiosas tomaram para si a autoridade dada à Igreja, expressando suas doutrinas, liturgias e práticas religiosas que as diferenciam uma das outras como resultado de conflitos de interpretações teológicas.

Muitos são os usam o argumento em dizer que a igreja é um organismo vivo”, mas na prática vive um cristianismo hierárquico e institucionalizado.

Assim, vejo que primeiramente devemos entender que o problema não é o local, pois inevitavelmente a igreja se reunirá em algum espaço, o problema está em tornar um local (templo, prédio, casa, salão), como sendo “Igreja”.

Creio que a palavra “desigrejados” tenha surgido do fato de se ter atribuído a um espaço físico (principalmente o templo) a designação de igreja.

Esse entendimento distorcido tem taxado como desviados todos aqueles que não frequentam um local chamado de “igreja” e suas reuniões regulares, o que inevitavelmente colocará o limite dos que estão e dos que não estão fazendo parte da igreja cristã.

Essa realidade não expressa o verdadeiro sentido de igreja e muito menos poderá chamar de desigrejados aqueles que estão fora do sistema religioso institucionalizado.

Se recorrermos as Escrituras Sagradas não vamos encontrar fundamentação que nos autorize dizer que para sermos discípulos de Cristo (Cristãos) ou que para fazermos parte de sua Igreja (Corpo de Cristo) devemos fazer parte do rol de membros de uma denominação.

Essa visão tem limitado a salvação em Cristo, vinculando o “estar em Cristo” a estar entre quatro paredes de um templo ou estrutura física.

O fato de alguns estarem fora dos limites das instituições religiosas não quer dizer que estejam longe e afastados de Deus.

—————

Voltar