House Church


Atirando pedras...

12-05-2013 09:46

Estava passeando com meu cachorro num local onde existem muitas árvores e pássaros.

Enquanto caminhava parei para observar alguns pássaros que me chamavam a atenção pelo lindo canto.

Alguns estavam nos galhos das árvores, outros no solo, e cantavam tranquilos sem se incomodar com a proximidade das pessoas.

Verdadeiramente o canto daqueles pássaros me dava uma paz muito grande à sombra daquelas árvores.

De repente como num flash lembrei-me de quando eu era criança onde certa vez num ambiente muito próximo como dessa cena, enquanto observava alguns pássaros peguei uma pedra, mirei e atirei contra um deles e acabei acertando.

O que senti naquele momento em meu coração, quando acertei aquele pássaro, foi um sentimento que não sabia explicar, só o que sabia é que era muito ruim e me apertava o peito.

Senti-me um bruto, pois joguei uma pedra em um ser que não tinha me feito absolutamente nada.

Eu não sei por que as pessoas têm esse instinto de gostar de atirar pedras. Elas atiram pedras em tudo, sem motivos reais e nem sempre são pedras físicas (rochas) às vezes essas pedras estão em forma de palavras.

Existe um texto na Palavra de Deus, retratando Jesus Cristo, que expressa bem o que estou querendo dizer.

O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente: Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.(1 Pe 2:23,24)

 

Jesus quando estava na cruz recebeu muitas pedradas, eram pedras verbais que tinha a intenção de machucá-lo ainda mais.

Quem seria tão mau a ponto de rir e zombar de um homem em extremo sofrimento?

As palavras jogadas como pedras no Cristo crucificado tinham seus objetivos claros, ou seja, causar mais dor.

Creio que todos sabem muito bem do que estamos falando.

Seguidamente somos apedrejados com esse tipo de pedras, da mesma forma que também vez por outra fazemos uso da mesma prática contra alguém.

A prática de atirar pedras em forma de palavras causam ferimentos profundos e invisíveis aos olhos humanos.

Quem já não sofreu com esse tipo de ferimento por causa das palavras de alguém.

Jesus é o nosso exemplo, como o Apóstolo Pedro relata em sua carta (1 Pe 2:23,24) “Jesus não revidou” não teve sentimento de vingança, simplesmente amou até o último suspiro dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34).

Isso realmente é uma das grandes verdades ditas por Jesus - não sabemos o que estamos fazendo.

Gostaria de terminar fazendo referência aquele flash de minha infância. Terminando a história: o pássaro não morreu, só ficou ferido, mas uma coisa eu aprendi que aquela pedra que atirei também doeu muito dentro de mim.

Que essa mensagem possa nos levar a uma reflexão sobre a prática que estamos vivenciando como cristãos de forma que de nossos lábios não saiam pedras verbais, mas palavras que edifiquem e gerem vida em nosso próximo.

 

Pr Rubens Terra

—————

Voltar