House Church


As Aventuras de PI

28-01-2013 19:57

Depois de duas tentativas consegui assistir um dos grandes filmes de 2013 - As Aventuras de Pi.

O filme é baseado no livro Life of Pi de autoria de Yann Martel.

O filme é simplesmente encantador e envolvente e como não poderia perder a oportunidade é que escrevo este artigo.

Não é meu objetivo fazer uma crítica sobre o filme ou muito menos contar o filme nos seus detalhes, mas gostaria de abordar alguns aspectos que julgo que vale a pena serem comentados.

Apesar de ter um teor religioso o filme não se mostra tendencioso, mas como em uma fábula filosófica aborda temas existências como: a necessidade de conhecer mais a Deus, o sentido da vida, a fé, a transcendência, a maneira como vemos Deus, os porquês existenciais e tantos outros relacionados com os temas.

Temas que julgo serem dos mais relevantes na vida de qualquer ser humano, pois todos, crentes ou descrentes passam por situações que carecem de respostas.

Confesso que me senti seduzido pelo filme, pois aborda o que é essencial em minha vida - Deus.

As Aventuras de PI é um desses filmes que nos leva a pensar sobre a vida, sobre uma experiência que se pode levar para toda a vida.

Também não é objetivo do filme dizer que todas as religiões levam a Deus, pois isso não é uma verdade.

Precisamos ter a consciências que somos encontrados por Deus.

Em Jesus somos encontrados por Deus, em um encontro de amor e vida. Quando nos chegamos a Deus, Ele se chega a nós, e esse encontro se dá quando aceitamos a busca divina.

Verdadeiramente Deus está buscando a todo momento e nas mais diversas circunstâncias se revelar de forma pessoal a cada um.

Entenda um pouco das Aventuras de PI na busca por Deus.

As Aventuras de PI, conta a história da sobrevivência de um jovem e um tigre de bengala, em um bote salva-vidas a deriva em alto mar.

Depois de perder toda a sua família em um naufrágio, PI luta pela sobrevivência na imensidão do Oceano Pacífico numa minúscula embarcação na companhia de Richard Parker, um enorme tigre de bengala.

Eis o primeiro desafio para PI: como conviver e sobreviver com uma fera dentro de um bote minúsculo.

Na busca por uma forma de coexistir com Richard Parker (Tigre) desenvolve-se uma relação de medo, respeito e cooperação.

Agora PI não luta somente pela sua sobrevivência, mas luta para não perder a companhia de seu amigo (um Tigre), que lhe dá ânimo e sentido para continuar vivo.

PI precisava estar alerta para continuar vivo, diante de um tigre faminto. Desistir de viver consequentemente levaria também a morte de seu amigo, da mesma forma que matar a fera seria o mesmo que cometer suicídio.

Naquele momento, mais terrível do que ser comido por um tigre feroz seria permanecer solitário e vagando pelo imenso Oceano Pacífico.

Creio que aqui cabe a frase: “se correr o bicho pega se ficar o bicho come”.

É nesse instante que a fé sai ao encontro de seus anseios para dar-lhe as respostas que precisava.

PI precisava de razão para lutar pela vida, não podia perder a esperança, precisava de um milagre, precisava encontrar Deus, pois de outra forma naquela situação ele seria simplesmente apenas comida para tubarões.

PI busca a transcendência, pois a fé exige sentir aquilo que não se pode ver, precisava ir mais além, mesmo sem entender porque estava ali e ter perdido toda sua família.

PI consegue vencer as barreiras circunstanciais e louvar a Deus em meio a uma tempestade, em alto mar, num bote quase afundando. Isso não é fácil!

Quem sabe muitos estão numa situação como a de PI, buscando explicações e direção para suas vidas.

Quero lhe dizer que o elemento essencial para o encontro é a Fé. (Hebreus 11:6)

É pela fé que nos encontramos com Deus, é pela fé que entregamos nosso viver a Ele, é pela fé que descansamos n’Ele e saímos de nos mesmos e centralizamos nossa vida n’Ele.

Sem fé não podemos encontrá-lo e agradá-lo.

Dentro de nossas realidades e em meio a circunstancias – Deus nos visita – Deus nos encontra.

Não importa a onde, pode ser no meio de uma tormenta, ou na luta pela sobrevivência frente ao um tigre faminto ou a deriva em alto mar, Deus sempre nos encontra.

Quando esse encontro ocorre nosso ser é tocado por completo, nosso físico, nossa mente, nossas emoções, nossa vontade, nossa vida social, econômica e moral, nossa realidade espiritual, enfim, nosso universo existencial é atingido.

Neste encontro nossa vida passa a ser vivida sob o Poder e a Graça de Cristo.

Passamos a viver na total dependência d’Ele. Nosso caminho está no verdadeiro e único Caminho que é Jesus e passamos viver em novidade de vida.

Nossa expectativa de um encontro com o Pai deve ser constante, temos que ansiar por esse encontro, independente das circunstancias ou local onde estejamos.

As aventuras de PI fala um pouco da necessidade que todos temos de um encontro com Deus.

Vale a pena assistir, vale a pena pensar.

 

Pr Rubens Terra

—————

Voltar