
House Church
A Caminhada para Emaús - Lc 24:13-33
22-10-2010 00:11A caminhada para Emaús, nos trás grandes ensinamentos, onde Cristo compartilha com aqueles discípulos momentos de profundo sofrimento e desolação.
Aprendemos que se temos a possibilidade de consolar o aflito, ela resulta da lembrança daquilo que também sofremos um dia, nisso reside nosso poder de compaixão.
O amor ao nosso irmão começa quando aprendemos escutá-lo. (DIETRICH, 2009, p.85.)
Na passagem de Emaús, Jesus preocupou-se em escutar aqueles discípulos, mesmos tendo ciência de tudo, Ele demonstrou a preocupação em ouvir.
Diante dessa observação podemos entender que Deus não nos deu somente a sua Palavra, mas seus ouvidos que estão sempre atentos a ouvir nosso clamor.
Ao se aproximar Jesus teve a preocupação de gradativamente obter a confiança daqueles homens, a narrativa não diz que estavam desesperados, mas tristes e conversando, talvez buscando consolar um ao outro à medida que caminhavam.
Jesus quando se aproxima parece que está alheio aos últimos acontecimentos e é entendido até como um forasteiro.
Jesus percebe que naquele momento aqueles homens não enxergavam nada, mas ele dá espaço para que eles pudessem colocar seus sentimentos para fora.
O ponto de partida de Jesus é o que aqueles homens sentiam, Jesus começa o diálogo pelas suas realidades e os motiva a falarem a partir de suas realidades e relações.
Podemos ver que não foram apenas as palavras de Jesus, foram os gestos e o desejo de compartilhar que fizeram aqueles homens reconhecerem a Cristo.
Depois que aqueles discípulos abriram seus olhos Jesus desapareceu, não criou dependência e agora eles saberiam como andar cheios de fé e esperança.
Nos exemplos de Jesus encontramos ensinamentos de como a comunidade cristã deve utilizar o visitar, o servir, o ouvir, o consolar, o buscar e o comunicar como instrumentos para edificação da comunidade.
Pr Rubens Fernando Corrêa Terra
—————